3 segredos para criar vídeos gastronômicos envolventes

Produzir filmes que deixam qualquer um com água na boca, vai muito além de filmar a preparação de uma receita. A criação de vídeos gastronômicos sedutores, aqueles em que a comida parece saltar da tela e desperta o apetite, envolve uma combinação de estratégia, criatividade e técnicas audiovisuais assertivas. Confira 3 dos nossos segredos para entregar produções de sucesso.

  1. Antes de ligar a câmera, é preciso criar um planejamento estratégico e um roteiro sedutor

Ninguém resiste a uma estratégia bem elaborada e uma narrativa envolvente. Primeiro conhecemos a essência da marca e o público com o qual ela quer conversar. Em seguida, junto com a nossa chef de cozinha e food stylist, Fernanda Quatrocchi, criamos o roteiro que melhor contará a história ou ensinará a receita. O trabalho dela também é essencial para a criação do planejamento, fase em que definimos o cenário, objetos que serão utilizados e estilos de cena. Assim, na hora de pôr a mão na massa a gravação se torna mais fluida e assertiva. 

  1. Uma cena bem idealizada, fala mais do que mil palavras

Aprender uma receita é o objetivo do vídeo, mas além de ensinar, precisamos cativar o interesse do público. Para alcançar essa meta, trabalhamos cada cena de forma individual, pensando qual aspecto dela pode instigar quem está assistindo, por exemplo, não basta falar que o ponto ideal de um pão é quando a massa está fofinha, precisamos mostrar visualmente essa textura, e assim, gerar desejo.

  1. Criar ou seguir a identidade da marca é a cereja do bolo

Apesar de ser o nosso terceiro segredo, ele não é menos importante, pois está presente em todas as fases. Usar cores ou elementos específicos, faz com que os consumidores memorizem a marca ou profissional que estamos representando, além disso, temos o cuidado de incluir nos roteiros os conceitos e valores em que ela acredita e exploramos essa identidade também nos efeitos e trilhas sonoras utilizados, ou seja, se o público do cliente for mais jovem, por exemplo, exploramos cores vibrantes e músicas animadas.

Artigos recentes

3 FORMAS DE PROMOVER PRODUTOS NAS REDES SOCIAIS
Mais do que produzir um vídeo, contamos a sua história: conheça a Horta Filmes.
Food Styling: o que é e quais são os benefícios na produção de um vídeo gastronômico?
3 FORMAS DE PROMOVER PRODUTOS NAS REDES SOCIAIS
Mais do que produzir um vídeo, contamos a sua história: conheça a Horta Filmes.
Food Styling: o que é e quais são os benefícios na produção de um vídeo gastronômico?