Como escolher o estilo de vídeo ideal para conquistar o público?

Sabendo que estamos vivenciando a era da hiperconectividade, o que levaria alguém, que está exposto a tantos conteúdos simultaneamente, a parar e assistir um vídeo do seu perfil ou plataforma? Esta é a pergunta que norteia nosso processo estratégico e nos auxilia a receber da marca todos os detalhes da sua personalidade, fundamentais para a criação de um filme que vai gerar identificação e conquistar o público-alvo definido. Esse é apenas o início do processo, mas escolher o estilo ideal para conquistar a persona exige algumas outras etapas, que vamos compartilhar neste artigo.

“Não sei quem é a minha persona, e agora?!”

Nem todo cenário é perfeito, mas esta fase é essencial. Por isso, caso o contratante não conheça, ou não tenha bem definido quem é a sua persona, a situação pode ser resolvida com a realização de pesquisas de mercado ou análises de dados já coletados. Com essas ferramentas, identificamos não só características demográficas, mas também interesses, comportamentos de consumo de mídia e valores. Sempre é bom lembrar que quanto mais conhecemos o público, mais eficaz será a estratégia do vídeo.

Qual é o objetivo de marketing do vídeo a ser produzido?

As possibilidades são diversas:

– Gerar leads

– Impulsionar vendas

– Aumentar o reconhecimento da sua marca 

Apresentar um novo produto ou promover um produto específico

Educar os consumidores sobre seus produtos ou serviços  

– Fortalecer relacionamentos 

E muitos outros objetivos que podem ser citados, e que devem estar bem estipulados antes da escolha do estilo de vídeo, para que a captação, produção e pós-produção sejam as mais adequadas. Nessa etapa, também escutamos com atenção os detalhes que o cliente deseja incluir no seu conteúdo e os desafios que podemos enfrentar, como por exemplo, produzir um filme com imagens claras em um local de baixa luminosidade .

Qual história a marca quer contar?

O vídeo será divertido ou romântico? Sua trilha sonora será alegre ou comovente? Essas e outras decisões são determinadas de acordo com a finalidade da narrativa: podemos criar uma história institucional e inspiradora, mostrar características específicas de um produto ou até compartilhar momentos vividos em eventos. Por isso, não abrimos mão da criação de roteiros para guiar o nosso processo. 

Em qual plataforma publicar o vídeo?

Considerar o contexto dos canais de exibição do seu filme evita frustrações com relação a métricas e resultados. Por exemplo, redes sociais pedem vídeos mais curtos e envolventes, enquanto os vídeos mais longos podem ser exibidos no YouTube ou site institucional. Por esse motivo, em toda captação ficamos atentos ao exercício de colher material suficiente para conseguir adaptar e tornar o conteúdo multiplataforma.

Em resumo, escolher o estilo de vídeo ideal para conquistar o seu público exige que a pesquisa, estratégia e técnica andem lado a lado. Apenas dessa forma é possível criar filmes cativantes e que convertem os consumidores de maneira eficaz.

Artigos recentes

Mais do que produzir um vídeo, contamos a sua história: conheça a Horta Filmes.
Food Styling: o que é e quais são os benefícios na produção de um vídeo gastronômico?
Agências publicitárias ou produtoras audiovisuais: qual a melhor escolha para criar vídeos profissionais?
Mais do que produzir um vídeo, contamos a sua história: conheça a Horta Filmes.
Food Styling: o que é e quais são os benefícios na produção de um vídeo gastronômico?
Agências publicitárias ou produtoras audiovisuais: qual a melhor escolha para criar vídeos profissionais?